sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O Jeitinho Brasileiro: Melhor solução?

Jeitinho brasileiro: melhor solução?

          Podemos considerar que o Brasil tem um estereótipo não tão agradável. As mulheres, todas, sambam e têm um bumbum avantajado e os homens são "malandros", possuem o tão famoso jeitinho brasileiro. Aquela velha forma de resolver tudo com um plano de improviso, ou fazer coisas que na mente do cidadão não parecem tão relevantes á danos caracterizam esse jeito.
          A discussão sobre a corrupção no nosso país já é algo comum, são inúmeros escândalos que desmotivam o nosso povo e os deixam indignados. Todavia, temos certos costumes nada bons, que nos fazem refletir que quem molda quem está lá governando é a própria sociedade. Por exemplo, muitos já têm na cabeça que ser político é ser ladrão, ser político é ganhar muito dinheiro, poucos pensam em entrar para melhorar onde vivemos. A hipocrisia é algo tão comum, difícil é identificá-la, "furar a fila" seria corrupção? Sim. Sonegar imposto é corrupção? Sim. Ficar feliz por que o troco veio um pouco a mais do que é certo? Com certeza. Ela está em pequenos detalhes que poucos enxergam, não olham para o lado dos outros. Qual a diferença dessas pessoas para as que roubam milhões lá em cima? Absolutamente nenhuma. O mesmo que faz essas coisas na sociedade é provável fazer se estivesse no poder.
        Vamos comparar uma situação que nos leva a pensar, em alguns locais do mundo como a Europa e América do Norte, as pessoas fazem suas vendas de coragem ou até mesmo podemos usar o exemplo para pequenos mercados. Enfim, não existe ninguém que vigia ou conta o dinheiro para quando alguém vai comprar a pessoa simplesmente chega, pega o que quer e deixa o dinheiro certo lá, certo, inclusive. Agora imaginar essa situação no Brasil é algo impossível, na primeira hora provavelmente já teria sumido todos os produtos.

          De certo, fazer improvisações são ótimas em momentos de desespero extremo. No entanto, os brasileiros usam seu jeitinho para sair á frente dos outros. Isso é o que está errado. Nossa nação tem tudo para sermos brilhantes, temos uma quantidade enorme de recursos disponíveis, somos inteligentes, trabalhadores, temos maravilhosas comidas (arroz e feijão, amor eterno). O problema é que não acreditamos no nosso próprio potencial. Quantos brasileiros possuem o sonho de ir para os EUA se tivesse a oportunidade? Acreditar que podemos ser melhor é o melhor caminho. Investir na nossa nação, nacionalismo é o que falta. Lembrando que quem molda o governo é a sociedade, logo, a mudança começa dentro de casa.

Escrito por 
Ester Ágar Santos Noronha, Mecatrônica 2 
IFTO 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!! Obrigado por participar!!!!