sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Corrupção, um Jeitinho Brasileiro?



Corrupção, um jeitinho brasileiro?

Para começarmos bem, o que é a corrupção afinal?

A corrupção não está apenas no político que senta na sua cadeira e aprova obras superfaturadas, ou o que aprova a nova escola mas na verdade ela nunca estará ali. O que desvia verbas para si, mesmo ganhando muito mais do que alguém formado em alto cargo.
A corrupção também está no jeitinho brasileiro.. Na cola da escola, no troco errado que a moça desatenta do caixa passa a mais e por um acaso ele não volta, ter um amigo político e conseguir passar na frente de quem está na fila de espera a mais de anos…

A corrupção política é definida por Calil Simão  como o “uso do poder público para proveito, promoção ou prestígio particular, em benefício de um grupo ou classe, de forma que constitua violação da lei ou de padrões de elevada conduta moral”.
Você já deve está pensando que estou definindo a política brasileira, com tantos escândalos nos últimos anos não conseguimos falar de política brasileira sem pensar em corrupção.
Então como podemos julgar um cidadão corrupto se o que deveria ser o nosso exemplo também está corrompido?. Em outro assunto, a atriz Meryl Streep disse “Quando vem de alguém com exposição pública, alguém poderoso, acaba permeando a vida de todo mundo, porque dá permissão para que outras pessoas façam o mesmo”.

O problema é que as pessoas não sabem a importância da sua ação quando aperta em confirmar. Sim, estou falando que o voto é uma das principais ações do ano. O que vem acontecendo é algo em troca do seu voto, o que deveria ser uma infraestrutura boa, escolas melhores, saude de alto escalão, a cada ano que passa essa realidade fica distante, o que vem em troca do seu voto agora é alguma propina, uma promessa de uma casa popular mesmo não precisando, dentre outras coisas que você já deve saber.

Mas voltando ao assunto, o que é corrupção afinal?

Em todas as pesquisas encontradas, corrupção seria o ato de corromper, tirar vantagem de algo ou alguém por meio de ações ilícitas.
No Brasil, está tramitando um projeto de lei que passa a considerar a corrupção um crime hediondo, conforme previsto no decreto federal que regulamenta a Lei nº 12.846/13, que pune os acusados entre 4 a 13 anos de reclusão, sem direito a pagamento de fiança para serem libertados, indultos ou anistia.
Mas do que adianta a lei sem a fiscalização? Do que adianta a fiscalização sem a ação? Do que adianta a ação sem o exemplo?

Apesar de tudo, se o fim da corrupção começar em nós, se não furarmos aquela fila, tentar estudar para aquela prova ao invés de olhar pra do colega, mas principalmente não aceitando aquele “presentinho” antes de apertar confirma. Os pequenos passos nos leva a grandes vitórias.

Não a corrupção…


Bibliografia:

https://www.significados.com.br/corrupcao/




Maria Lúcia Feitosa - Mecatrônica 2
IFTO 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!! Obrigado por participar!!!!