quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Índios também são cidadãos


Índios também são cidadãos
  
Aluna: Hellen Jordhana
Eventos lll  - 2012

Para começar a falar sobre cidadania, começaremos com uma pergunta: Será que estamos de fato exercendo a cidadania da maneira correta dando os direitos de cada um de se manifestar?

Estamos hoje excluindo pessoas do direito a cidadania, um exemplo disso são os indígenas, segundo um depoimento da FUNAI:
“O reconhecimento da cidadania indígena na Constituição proporciona aos povos indígenas brasileiros igualdade política em relação ao restante da população brasileira. Desse modo podem ter se assim desejarem, carteira de identidade e título de eleitor, como também podem usufruir do atendimento de saúde e educação pública.”

Isso era o que realmente deveriam acontecer, os índios sendo favorecidos com os mesmos direitos de cidadania como nós, mas a realidade é outra, índios sendo mortos por tentarem conseguir manter a sua cultura, por quererem um lugar para moradia.

Ainda há muito preconceito com eles por manterem a sua cultura, o que eles realmente querem é só um espaço para viver livremente sem que haja mortes e escravidão da parte dos outros, muitos assistem essa triste realidade de braços cruzados sem se importar ou ao menos lembrar que os índios foram os primeiros habitantes e que nós invadimos o espaço deles trazendo outras culturas dizendo serem o mais civilizados. Na verdade quem era o mais civilizado? Nós que invadimos a terra deles tentando empurrar outros conceitos e escravizando-os ou os índios que só queriam um pouco de liberdade?

Vejamos o desabafo de um índio apenas querendo seus direitos:
“Para a sociedade nós índios não somos cidadãos, mas sim pessoa, que não luta por seu objetivo, pois luta em busca de uma vida melhor.
Pois devido exercício pleno da cidadania como nos índios é, sobretudo, pessoa as que lutam pelo os seu direto originário de povo para reconhecer os diretos, constuição federal para uma grande luta de todos os nossos parentes vamos busca na cidadania dos nossos pais.
Vivemos em busca de mundo melhor para nos índios.”

Em quanto estamos apenas olhando para nós mesmos tem gente morrendo para conseguir apenas um pouco de respeito e veremos uma das culturas mais antigas do nosso país morrer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!! Obrigado por participar!!!!