quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Exercendo a cidadania


Exercendo a cidadania

Aluna: Raioneide - Turma de EVENToS 3 - 2012

 

Para que qualquer ser humano possa exercer a cidadania, ele deve ter conhecimento de seus direitos e deveres quanto a ser cidadão.

Os povos indígenas têm direitos previstos por lei, como o direito a terra, a educação, e manutenção de sua cultura tribal, entre tantos outros, porem a sociedade ainda os vêem como se não pudesse cuidar de si mesmo, como ser não tivessem a capacidade de saberem o que é melhor para eles. O problema está muito ligado ao modo como a sociedade já taxou os indígenas. Ainda há os que ridicularizam seus costumes, crenças, modo de vida etc.

A educação que os indígenas recebem nem os deixam capacitados competir na sociedade “branca”. Qual é a porcentagem dos poucos que ingressam nas universidades através das cotas indígenas e que chegam a concluir seus cursos? É quase uma piada este descaso.

Se os indígenas não têm uma educação de qualidade que é um direito de todo ser humano, do que adianta dizer que eles são cidadãos se não tem conhecimento de seus direitos e deveres na sociedade?

Quanto os povos indígenas reivindicam seus direitos, até a mídia que deveria informar aos cidadãos de forma limpa fazem é distorcer a realidade da pelo quais lutam os indígenas, e ainda passa para os espectadores a visão de que os indígenas são causadores de baderna e de destruidores da paz social.

Para garantir os indígenas o poder de exercerem seus direitos quanto cidadão, a sociedade tem que lhe oferecer educação digna e de qualidade, mas está sem interferi na sua cultura, para que possam tomar conhecimento quanto cidadão de seus direitos e fazerem valer já que são previstos por lei.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!! Obrigado por participar!!!!