quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Cidadania, direitos e deveres


Cidadania, direitos e deveres
Aluna Laura Paz - Turma de Eventos 3 - 2012


Cidadania é o conjunto de direitos e deveres de um cidadão. Essa simples definição leva a uma discussão a respeito do acesso de todos aos direitos garantidos pela lei e do cumprimento dos deveres contidos na mesma por toda a sociedade.
A realidade do Brasil mostra uma grande falha no acesso aos direitos pelas classes mais carentes sem articulação que garanta a igualdade, que por sinal é um dos direitos primordiais, em diversos aspectos como educação, cultura, oportunidade, dando origem a uma massa desinformada e alienada.
 O descumprimento dos deveres é uma problemática que potencializa a desigualdade social. Ação provinda das classes mais favorecidas que buscam a realização de interesses pessoais. A ilegalidade do descumprimento de deveres aumenta a desigualdade a partir do momento em que a classe que comete tal ação tem em suas mãos o controle e a manipulação do Estado.
Nota-se que o Estado influência diretamente os brasileiros ao exercerem seus direitos e deveres, afinal cabe a ele a imposição dos deveres e a fiscalização,  bem como o acesso aos direitos. Uma solução para equilibrar e dar igualdade é a aplicação de uma política ética, que conscientize todos a buscarem a cidadania. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!! Obrigado por participar!!!!