quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Em busca da cidadania


Em busca da cidadania
Samayra - Turma de Eventos 3 - 2012

O Caminho para que os índios conquistem a cidadania ainda é longo e com muitos obstáculos, mas não é impossível. Essa conquista depende de todos os brasileiros e principalmente dos índios.

A consolidação da cidadania para os índios depende muito da maneira como são vistos na sociedade. O preconceito ainda é muito grande quando se trata dos índios. A sociedade precisa se conscientizar que os povos indígenas têm direitos, assim como outros povos, e precisamos lutar juntos contra o preconceito e em defesa dos mesmos em vista para a manutenção de seus direitos.

Há muitos obstáculos á serem vencidos, como por exemplo: a garantia de suas terras, a integração social, a participação política etc. Mas como resolver a situação em que se encontram os povos indígenas?

Primeiramente, temos que conceituar cidadania, que nada mais é que direitos e deveres que um indivíduo tem perante a sociedade. Para que os direitos sejam exercidos por estes povos, precisam ter consciências de que possuem direitos, deveres também, assim sendo, poderão reivindicar-los.

Vale ressaltar que esse processo é longo e que pode demorar e pendurar por anos, mas precisa ser resolvido, e por ser um processo lento, um passo devera ser resolvido de cada vez, a começar a fazer com que os direitos dos indígenas sejam mantidos e preservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!! Obrigado por participar!!!!