quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cidadania burlada





Cidadania burlada
Eventos III-2012
Aluna: Hindya Lessa de Souza Batista
          Fala-se muito em cidadania principalmente em períodos eleitorais, razão pela qual o significado desse bem ter se limitado ao ato de votar, o que é errôneo. Exercer a cidadania é ir além da escolha de nossos representantes, é fazer a escolha consciente e refletida, e mais exercer a cidadania é preocupar-se com a qualidade de vida da coletividade e não apenas em seus próprios interesses.

        Buscar a efetiva cidadania ficou restrito aos grupos urbanos, pois estes têm mais acesso ao conhecimento constitucional, ficando de fora os indígenas que como senão bastasse o desgaste cultural sofrido ao longo da história brasileira, também ficaram restringidos pela dificuldade ao acesso a educação. Além dos indígenas as populações rurais também ficaram excluídas de exercerem a cidadania em seu sentido amplo.

       Ser cidadão deveria ser característica de todos, o que não ocorre, pois muitas vezes somos privados de nossos direitos básicos: acesso à saúde, educação e somos vítimas de preconceito. Os agentes catalisadores da falta de acesso a educação e saúde são: as fraudes no sistema político,corrupção e falta de cobrança por parte da população são fatores que impedem que esses benefícios sejam presentes na vida todos.

      A corrupção que e um arrombo aos cofres públicos desviam os recursos que fariam um bem coletivo se fosse devidamente aplicado. Já a falta de cobrança é resultado do comodismo, a maioria das pessoas acredita que o fim da corrupção e impossível, por isso deixam de realizar cobranças em seus representantes, e mais uma vez o exercício da cidadania é burlado.

      E de suma importância que a cidadania no seu sentido verdadeiro esteja presente em nosso cotidiano, e não só aquela em se fazem propaganda em épocas eleitorais, ao passo que precisamos desse bem esbarramos na falta de conhecimento de outros. Portanto o caminho plausível  a se tomar e que os que tem esse conhecimento seja voluntario e pressione para que os direitos básicos seja aproveitado por todos ,livrando-se do individualismo e instaurando a cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!! Obrigado por participar!!!!