quarta-feira, 18 de maio de 2011

Namoro pela internet - Opinião


Namoro pela Internet

Hoje em dia, está cada vez mais comum o relacionamento virtual de casais, em que frequentemente os parceiros moram longe um do outro. Geralmente, essas uniões optam a seguir entre dois caminhos, ora num futuro matrimonial, ora num delito qualificado, que marca a vida de quem o sofreu.
Não é raro os casos que seguem pela segunda hipótese, pois é algo presente no cotidiano, que surgem normalmente em jornais e revistas.
Mas, o que conduz o indivíduo a praticar ações que podem acabar até em morte? O que gera tais atos é o desequilíbrio emocional de quem os realiza, que sente intensamente ciúmes e posse do parceiro.
Para evitar que esses casos fiquem se repetindo ou até mesmo que aumentem sua freqüência, é preciso evitar encontros com pessoas desconhecidas, ou que não sejam de total confiança. Também deve lembrar que o amor é compreensão e parceria, não um objeto que se trata de qualquer maneira, pois é triste e assustador o número de vitimas que sofrem algum tipo de abuso em encontros com parceiros, porém, vale lembrar que existem casos que seguiram para um futuro em matrimônio.

Leandro Pereira Pinheiro e Monique Araújo.
Ensino Médio Integrado – turma de Informática-I

terça-feira, 10 de maio de 2011

Consumo e mídia

Consumo e mídia

O consumo em si, não é um problema para nossa sociedade afinal somos seres humanos e possuímos várias necessidades: alimentação, roupas, calçados, moradia, etc., porém, o consumo exagerado, sem necessidade, em que adquirimos coisas que não precisamos, e que descartamos rapidamente pelo simples fato de “não estar mais na moda” é um problema seríssimo para nosso planeta: o Consumismo.
A mídia tem boa participação nesse problema. A cada semana é lançado um novo modelo de celular, televisão, computador. Roupas, acessórios, corte de cabelo que são usados por famosos que viram moda, entre outros. Em todo lugar estamos rodeados pela mídia, sejam por um outdoor, uma propaganda de televisão, anúncios em carros de som, em jornais, revistas, aliás, o nosso mundo gira em torno do Capitalismo.
Esse problema, só seria resolvido, ou pelo menos amenizado, se houvesse a conscientização de boa parte das pessoas, mas infelizmente isso seria impossível nos dias de hoje onde o dinheiro e o lucro são sempre os pontos principais.


Dayse Raquel
Aluna do Ensino médio Integrado - Turma de Edificações I/2011

quinta-feira, 5 de maio de 2011

DE GERAÇÃO A GERAÇÃO: O costume social


O costume social
Segundo Max Weber, os costumes sociais assim como a ação social podem ser compreendidos apartir do conjunto das ações individuais reciprocamente referidas.
Costumes são coisas que aprendemos com a sociedade (como por exemplo, falar, ler, entre outros), e transmitidos de geração a geração. De maneira que todos os membros de uma determinada sociedade seguem a mesma tradição, como um tipo de compromisso, como a lei, ou um compromisso individual.

Como, na religião há o costume do batismo, que é uma tradição, passada  para a sociedade, pela cultura católica, de geração a geração a geração.

O fato de se aprender a ler é outro costume, assim como a escrita, ou os hábitos como assistir TV. A própria educação é uma tradição, a comemoração de algumas datas especiais, também são costumes passados de geração a geração e isso faz com que passamos para nossos futuros filhos e netos informações sobre como viverem em nossa sociedade.

Jakeline Borges e Thauana M. Neves
alunas do Ensino Médio Integrado Turma de Agrimensura 1/2011

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A importância das Leis

A importância das Leis

As leis forão feitas para que haja organização na sociedade, mostrando que cada cidadão tenha respeito pelo próximo. Todos têm o direito de conhecer as leis, mas isso não é a realidade, muitos alegam seu conhecimento, portanto não as cumprem, sendo que por esse motivo não seja desculpa. Imagine um povo que a desconhece tem como cobrá-las? Imagino que em vez de construir presídios podiam dar ao povo acesso à educação de qualidade, um povo sem educação é um povo de fácil manipulação.

Também acho que a linguagem mostrada nos parágrafos e nos artigos deveria ser simples, de fácil entendimento. Um país sem leis as pessoas podiam fazer o que bem entender, mas temos que cumprir regras (leis) onde as pessoas se baseiam para escolher o que é certo e o que é errado. Diante disso podemos perceber os quantos às leis são importantes na nossa sociedade.

Wilton Adorno Montel Filho     
Aluno do Ensino Médio Integrado - Turma Agrimensura 1/2011   

Muito trabalho e pouco dinheiro


ddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd
 Quando falamos em exploração do trabalho, não nos referimos somente a exploração de menores que trabalham muito e com pouca renumeração, mais falamos também de adultos que faltam se matarem de trabalhar para praticamente nada!
 Antigamente as pessoas tinham que trabalhar para ter o que queriam, e esqueciam da escola, hoje em dia temos que ter um estudo para trabalhar. Até aos garis é solicitada a conclusão do ensino médio.
A exploração do trabalho ocorre muito nas periferias das cidades grandes. As crianças muitas das vezes são tiradas da escola só para ajudar as suas famílias que não têm qualificação exigida para cargos mais bem remunerados, para o sustento de sua própria família e muitos pais ainda se esforçam para dar uma boa educação escolar seus filhos, ainda que muitos não tenham tido a essa oportunidade. Muitos pais e mães trabalham pesando no sustento de sua família, mais como a mesma é grande o que ganham é pouco. A exploração acaba ocorrendo pelo fato das pessoas muitas das vezes precisarem de dinheiro, independente da quantia. Os patrões muitas vezes se aproveitam da situação e cobram uma carga de trabalho além do combinado no contrato de trabalho obrigando o indivíduo a trabalhar o dobro.
Quando o indivíduo trabalha muito e ganha pouco, e ainda é mandado a trabalhar mais que o combinado já pode ser considerado exploração do trabalho. Hoje em dia o trabalhador tem vários direitos, direitos que cabe o patrão a dar ao seu servidor ou funcionário. Mas e os deveres quem fiscaliza se estão sendo cumpridos?
Texto escrito Pelas alunas Maria Francisca e Tátila da
Turma: Agrimensura/2011