terça-feira, 6 de março de 2012

De onde vem a discriminação e com ela se apresenta em nosso cotidiano

De onde vem a discriminação e com ela se apresenta em nosso cotidiano 
 
Reportagem por: Carlos Eduardo A. Pereira, Gabriel S. Medrado, Leandro P. Pinheiro e Mateus S. dos Santos Limeira - Ensino Médio Integrado – Informática 1/ 2011



A discriminação é comum no nosso cotidiano. Pode ser observada nos mais diversos ambientes e nas mais diversas ocasiões. Mais onde se origina a discriminação?
A partir do momento que um determinado individuo discrimina outro, ele está se baseando em algum critério tortuoso, seja ele qual for. Se uma pessoa se considera melhor que outra pessoa, grande parte das vezes ele irá discriminá-la.
Hoje em dia o mundo está tomado pela violência, preconceito e pela discriminação. A discriminação pode ser por raça, cor, sexo, religião, orientação sexual e até mesmo financeira. Segundo a psicóloga Maria Eliza A. Souza, formada em psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba, os mais freqüentes tipos de discriminação são a racial, gênero e até mesmo social, não somente do rico para com o pobre, mas também do pobre para com o rico.
O ato de discriminar pode gerar várias consequências, desde casos facilmente resolvidos até casos com finais trágicos. Dentre essas consequências podemos citar o sentimento de inferioridade, dificuldade de se relacionar e a violência.
Infelizmente é perceptível que o desfecho dessas atitudes geralmente é a violência da parte de quem sofre a discriminação, que se sentindo tão mal que não suporta mais conviver com isso em seu dia a dia, comete atos violentos para com quem o oprime, cometendo até, em situações extremamente criticas, o assassinato. Há também situações em que o individuo que sofre discriminação se sente tão insignificante que acha que sua existência não vai fazer diferença no mundo, que é apenas mais um pontinho de tinta em uma grande tela, e acaba cometendo suicídio. Mas existem casos que o oprimido reconhece que a melhor escolha é o dialogo e resolve conversar sobre isso com sua família e amigos para obter conselhos e decidir o que fazer, assim sabendo escolher a opção mais sensata, conseguindo muitas vezes superar essa situação e dando a volta por cima, evitando finais tristes como os já citados.
Eu, você, amigos, vizinhos, família, todos somos seres humanos, portanto iguais! Porém algumas pessoas por terem determinadas características consideradas “superiores” se consideram de fato superiores e isso é extremamente inaceitável uma vez que o que vem depois da pelo é o sangue e o sangue é vermelho igual ao de todos. Ou seja, todos os direitos e deveres devem ser repartidos igualmente, independentes dessas tais características que categoricamente as consideram boas ou não para a sociedade. Num mundo onde o numero de pessoas ultrapassam cerca dos 7 (sete) bilhões, a diversidade de raça, cor, sexo, classe social entre outros fatores são de fato enormes e independente de como uma determinada pessoa é/vive/age é imprescindível que tenhamos uma relação recíproca de aprendizado. Assim quem sabe possamos realmente descobrir na prática o significado de igualdade, paz, união e principalmente amor e respeito ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!! Obrigado por participar!!!!