segunda-feira, 13 de maio de 2019

Trabalhos Bimestrais sobre ALTERIDADE: Povos exóticos


Bimestral: Comportamentos exóticos, Padrões sociais e alteridade


Segundo a declaração a
dotada e proclamada pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura na sua 20.ª sessão, a 27 de Novembro de 1978 extraiu-se o seguinte trecho:
Artigo 1º
§1. Todos os seres humanos pertencem à mesma espécie e têm a mesma origem. Nascem iguais em dignidade e direitos e todos formam parte integrante da humanidade.§2. Todos os indivíduos e os grupos têm o direito de serem diferentes, a se considerar e serem considerados como tais. Sem embargo, a diversidade das formas de vida e o direito à diferença não podem em nenhum caso servir de pretexto aos preconceitos raciais; não podem legitimar nem um direito nem uma ação ou prática discriminatória, ou ainda não podem fundar a política do apartheid que constitui a mais extrema forma do racismo.§3. A identidade de origem não afeta de modo algum a faculdade que possuem os seres humanos de viver em diferentemente, nem as diferenças fundadas na diversidade das culturas, do meio ambiente e da história, nem o direito de conservar a identidade cultural.§4. Todos os povos do mundo estão dotados das mesmas faculdades que lhes permitem alcançar a plenitude do desenvolvimento intelectual, técnico, social, econômico, cultural e político.§5. As diferenças entre as realizações dos diferentes povos são explicadas totalmente pelos fatores geográficos, históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais. Essas diferenças não podem em nenhum caso servir de pretexto a qualquer classificação hierárquica das nações e dos povos.


Neste sentido neste semestre o trabalho antropológico focará a percepção dos alunos sobre o outro antropológico no que tange a diferença de comportamento cultural em sociedades exóticas, ou distantes pelo mundo.
Em cada uma destas sociedades será escolhido um comportamento cultural a ser evidenciado e explicado pelos pertencentes do grupo que fará a escolha.

A intenção é desenvolver a capacidade de percepção do outro suas crenças e valores de maneira relativizada. E Apreensão na prática dos conceitos de Relativismo Cultural e Alteridade.

Relativismo Cultural permite ao observador ter uma visão objetiva das culturas, cujos padrões e valores são tidos como próprios e convenientes aos seus integrantes, tendo alguns princípios humanitários: Direito a autonomia tribal (direito de possuir e fazer desenvolver a própria cultura, sem interferência externa), valores culturais (forma de pensar e agir de grupos diferentes devem merecer respeito), etnocentrismo (considera que o modo de vida bom para um grupo pode não servir para outro).

Alteridade (ou outridade) é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro (que em uma visão expandida se torna o Outro, ou seja, a própria sociedade diferente do indivíduo). 

ATIVIDADE PROPOSTA
Cada Grupo de alunos de posse de um tema, deve realizar uma pesquisa elencando os aspectos principais que circundam e justificam naquele grupo social o comportamento cultural elencado como objeto de estudo.
A pesquisa deve ser escrita e apresentada, o trabalho deve conter todos os tópicos solicitados.

Tópicos:
1.             Local/ Região/Fatores Geográficos mais marcantes;
2.             Língua; 
3.             Descrição do objeto de estudo (fenômeno social estudado);
4.             Comportamento social e divisões de tarefas;
5.             Autoridade/hierarquia; 
6.             Outros fatores que reforcem o comportamento (fatores econômicos, crenças religiosas)
7.             Cultos/Ritos/ cerimônias ou celebrações que possam estar ligadas ao comportamento (descrever); 
8.             Como a História do povo (cultura popular justifica esse comportamento); 
9.             Estigmas e discriminações internas e externas;
10.         Constituição familiar e parentesco.

Através da resposta à cada tópico verificarei o domínio sobre o conceito. 

POVOS

A)          Mulheres-Girafa da Birmânia

B)           Povoado/Comunidade de Noiva do Cordeiro - MG/Brasil

C)           Povo/Etnia Mosuo - China

D)          Umoja - Kenia

E)           Amish - EUA

F)            Tuaregues - África

G)          Tribo Mursi - Etiópia

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