Movimentos sociais:
Se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico.
Para Alain Touraine, Em defesa da Sociologia (1976), para se entender os movimentos sociais é necessário levar em conta a estrutura social nas quais os movimentos se manifestam, para Foucault o contexto do discurso, seu tempo histórico e local de fala.
Cada sociedade tem um contexto histórico no qual existem conflitos de interesses entre os grupos, em relação aos modelos culturais, políticos e sociais vigentes.
Os movimentos sociais Ampliariam essas disputas, que por si só já são ligadas às contradições dos interesses dos grupos.
São os grupos organizados com objetivos políticos que nós conhecemos há mais tempo.
Seu grupo deve escolher um dos abaixo listados e fazer a análise do movimento: (edcolher somente um da lista por grupo)
A. O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)
B. O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto)
C. Occupy Wall Street
D. WWF (World Wildlife Fund)
E. OXFAM (Oxford Committee for Famine Relief)
F. Médicos Sem Fronteiras
G. Greenpeace
Critérios para análise
1. Quem fala? Qual o movimento? Sua história?
2. Quais suas missões ou metas institucionais?
3. Qual contexto esse movimento está incluído e o que sustenta suas reivindicações?
4. Qual tipo de influência política esse movimento exerce?
5. Qual artigo da declaração universal dos direitos humanos esse movimento busca atender em suas reivindicações
6. Como esses movimentos são descaracterizados ou excluídos da ordem vigente?
A nota considerará a apresentação dos alunos e os Slides com a resposta para os critérios de análise, imagens e outras informações para revelar o discurso utilizado por estes movimentos sociais (comunicações escritas, faladas e imagens).
Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/01/12/O-que-s%C3%A3o-%E2%80%98movimentos-sociais%E2%80%99.-E-como-est%C3%A1-o-debate-sobre-o-uso-do-conceito
Pensar sobre quê? Pensar é sempre bom, por isso os alunos do IFTO-TO/Campus Palmas produzem pensamentos, reflexões e crônicas para alimentar esse blog. A intenção é pensar e fazer pensar!!! Aqui também são disponibilizados leituras e textos sobre vários temas. PENSE!! Mande suas colaborações para o email pensarsobreoque@gmail.com, professora dos alunos que publicam no blog.
terça-feira, 28 de maio de 2019
segunda-feira, 13 de maio de 2019
Trabalhos Bimestrais sobre ALTERIDADE: Povos exóticos
Bimestral: Comportamentos exóticos,
Padrões sociais e alteridade
Segundo a declaração adotada e proclamada pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura na sua 20.ª sessão, a 27 de Novembro de 1978 extraiu-se o seguinte trecho:
Artigo 1º§1. Todos os seres humanos pertencem à mesma espécie e têm a mesma origem. Nascem iguais em dignidade e direitos e todos formam parte integrante da humanidade.§2. Todos os indivíduos e os grupos têm o direito de serem diferentes, a se considerar e serem considerados como tais. Sem embargo, a diversidade das formas de vida e o direito à diferença não podem em nenhum caso servir de pretexto aos preconceitos raciais; não podem legitimar nem um direito nem uma ação ou prática discriminatória, ou ainda não podem fundar a política do apartheid que constitui a mais extrema forma do racismo.§3. A identidade de origem não afeta de modo algum a faculdade que possuem os seres humanos de viver em diferentemente, nem as diferenças fundadas na diversidade das culturas, do meio ambiente e da história, nem o direito de conservar a identidade cultural.§4. Todos os povos do mundo estão dotados das mesmas faculdades que lhes permitem alcançar a plenitude do desenvolvimento intelectual, técnico, social, econômico, cultural e político.§5. As diferenças entre as realizações dos diferentes povos são explicadas totalmente pelos fatores geográficos, históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais. Essas diferenças não podem em nenhum caso servir de pretexto a qualquer classificação hierárquica das nações e dos povos.
Neste sentido neste semestre o trabalho antropológico focará a percepção dos alunos sobre o outro antropológico no que tange a diferença de comportamento cultural em sociedades exóticas, ou distantes pelo mundo.
Em cada uma destas
sociedades será escolhido um comportamento cultural a ser evidenciado e
explicado pelos pertencentes do grupo que fará a escolha.
A intenção é desenvolver a capacidade de percepção do outro suas crenças e valores de maneira relativizada. E Apreensão na prática dos conceitos de Relativismo Cultural e Alteridade.
Relativismo Cultural permite ao observador ter uma visão objetiva das culturas, cujos padrões e valores são tidos como próprios e convenientes aos seus integrantes, tendo alguns princípios humanitários: Direito a autonomia tribal (direito de possuir e fazer desenvolver a própria cultura, sem interferência externa), valores culturais (forma de pensar e agir de grupos diferentes devem merecer respeito), etnocentrismo (considera que o modo de vida bom para um grupo pode não servir para outro).
Alteridade (ou outridade) é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro (que em uma visão expandida se torna o Outro, ou seja, a própria sociedade diferente do indivíduo).
ATIVIDADE PROPOSTA
Cada Grupo de alunos de posse de um tema, deve realizar uma pesquisa elencando
os aspectos principais que circundam e justificam naquele grupo social o
comportamento cultural elencado como objeto de estudo.
A pesquisa deve ser escrita e apresentada, o trabalho deve conter todos os
tópicos solicitados.
Tópicos:
Tópicos:
1.
Local/ Região/Fatores Geográficos mais marcantes;
2.
Língua;
3.
Descrição do objeto de estudo (fenômeno social
estudado);
4.
Comportamento social e divisões de tarefas;
5.
Autoridade/hierarquia;
6.
Outros fatores que reforcem o comportamento
(fatores econômicos, crenças religiosas)
7.
Cultos/Ritos/ cerimônias ou celebrações que possam
estar ligadas ao comportamento (descrever);
8.
Como a História do povo (cultura popular justifica
esse comportamento);
9.
Estigmas e discriminações internas e externas;
10.
Constituição familiar e parentesco.
Através da resposta à cada tópico verificarei o domínio sobre o
conceito.
POVOS
A)
Mulheres-Girafa da Birmânia
B)
Povoado/Comunidade de Noiva do Cordeiro - MG/Brasil
C)
Povo/Etnia Mosuo - China
D)
Umoja - Kenia
E)
Amish - EUA
F)
Tuaregues - África
G)
Tribo Mursi - Etiópia
Trabalhos Bimestrais sobre ALTERIDADE E BRASIL
BRASIL: Busca por Alteridade
Religiões, Padrões sociais e Alteridade
Segundo a Constituição Brasileira, no Art. 5º, inciso VI - É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias ,e a aceitação dos diferentes tipos de religião existente no mundo e na sociedade.
O Código Penal Brasileiro, Art. 208 afirma: Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa. Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.
Neste sentido neste semestre o trabalho antropológico focará a percepção dos alunos sobre o outro antropológico no que tange a diferença religiosa do Brasil.
A intenção é desenvolver a capacidade de percepção do outro suas crenças e valores de maneira relativizada.
Relativismo Cultural permite ao observador ter uma visão objetiva das culturas, cujos padrões e valores são tidos como próprios e convenientes aos seus integrantes, tendo alguns princípios humanitários: Direito a autonomia tribal (direito de possuir e fazer desenvolver a própria cultura, sem interferência externa), valores culturais (forma de pensar e agir de grupos diferentes devem merecer respeito), etnocentrismo (considera que o modo de vida bom para um grupo pode não servir para outro).
Alteridade (ou outridade) é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro (que em uma visão expandida se torna o Outro, ou seja, a própria sociedade diferente do indivíduo).
ATIVIDADE PROPOSTA
Cada Grupo de alunos de posse de um tema, que seja o mais distante de sua realidade religiosa atual, deve realizar uma pesquisa.
A pesquisa deve ser escrita e apresentada, o trabalho deve conter todos os tópicos solicitados.
Antropologia da Religião: https://pt.wikipedia.org/wiki/Antropologia_da_religi%C3%A3o
Tópicos:
- Amuleto;
- Autoridade;
- O bem e o mal;
- Culto;
- Culto dos mortos;
- Celebrações/Confraternizações;
- Deus;
- Doutrina;
- Escrituras ou livros sagrados;
- Estudos/conhecimento;
- Hierarquia;
- História;
- Ícone;
- Imortalidade (ou pós-morte);
- Mito;
- Oferenda;
- Oração;
- Ritual (descrever um);
- Sacrifício;
- Sobrenatural;
- Súplica;
- Talismã.
50% da avaliação: Apresentação
50% da avaliação: Slides
Quanto as Religiões selecionadas pelos grupos abaixo estão alguns links que consegui encontrar sobre os temas que podem ser mais confiáveis à pesquisa:
UMBANDA - https://pt.wikipedia.org/wiki/Umbanda OU http://www.girasdeumbanda.com.br/ OU http://www.genuinaumbanda.com.br/ OU http://www.umbandaead.com.br/cursos
ESPIRITISMO
http://centroespiritapalmas.com.br/ ou www.ocentroespirita.com/ ou https://www.youtube.com/watch?v=v0mFdmmycmA OU
www.concafras.com/ OU http://www.tvmundialdeespiritismo.com/index.jsf ou
VALE DO AMANHECER
www.valedoamanhecer.com ou www.valedoamanhecer.org.br/ ou https://pt-br.facebook.com/public/Vale-Do-Amanhecer-Palmas-TO
ou http://valedoamanhecerparaiso.blogspot.com.br/2013/06/iniciacao-palmas-to.html
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
https://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/ OU
https://www.jw.org/pt
UNIÃO DO VEGETAL
www.uniaodovegetal.org.br/ ou https://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_do_Vegetal OU http://blog.udv.org.br/
MÓRMONS
https://www.mormon.org/por OU http://www.lds.org.br/
SECHO-NO-IE
http://www.sni.org.br/ OU https://www.youtube.com/user/SeichoNoIeBrasil ou https://pt-br.facebook.com/snibrasil
CANDOMBLÉ
https://ocandomble.com OU https://www.estudopratico.com.br/quais-diferencas-entre-candomble-e-umbanda/ OU https://www.cartacapital.com.br/blogs/dialogos-da-fe/candomble-religiao-de-resistencia
Assinar:
Postagens (Atom)