quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Igualdade aos povos indígenas: como exercer?


Igualdade aos povos indígenas: como exercer?

  Ana Paula Parente Barroso e
 Hellen Jordhana
Turma: Eventos lll
O que exatamente precisamos para dar lugar à cidadania? É apenas se atentar para os problemas urbanos? É olhar só para os direitos de nos mesmos? É esquecer que existe outros povos que precisam de ajuda para a sobrevivência de suas culturas que estão morrendo aos poucos?
O primeiro passa para nós brasileiros exercemos a cidadania é participar da vida em comunidade, cada vez que agirmos pensando não só em nós mesmos, mas também no bem estar de todos, estaremos exercendo a cidadania que não é só exatamente feita de  direitos e deveres, basta perceber que não estamos sozinhos, vivemos em comunidade seja em nossa casa, aldeia e planeta terra.
Nós brasileiros temos que ter consciência que ser índio é ser igual a nós e que também lutam e que lutam pela igualdade social, lutam para fortalecer sua cultura que é passada de geração para geração ou como deveria ser, a cidadania se constrói no cotidiano a cada dia na busca por condições de vida na aldeia, melhoria dos transportes, luta pela educação de qualidade mantendo as tradições indígenas, comprometimento com a saúde dos mesmos. Para exercermos a cidadania temos os movimentos sociais que através da comunidade é capaz de garantir os direitos por meio de reivindicações e de manifestações culturais.

Segundo a reportagem de por Inês Calado e Julliana de Melo - Índios recuperam a cidadania : “O cacique compreende que o problema não é direcionado exclusivamente aos índios e critica os “brancos” ao agirem com discriminação entre pessoas de sua própria raça, como os sem-teto e homossexuais. “As pessoas falam de paz, mas na maioria das vezes fica no papel e no slogan”. Com a gente não, isso é nosso dia-a-dia. Dentro das aldeias não existe egoísmo, nem rico ou pobre. Tanto as lideranças como o cacicado e os conselhos não trabalham em benefício deles e sim em nome de todos”, garante.”.

O estado deve assegurar aos índios a posse de terras definidas legalmente a sociedade brasileira tem que entender a necessidade histórica dos povos indígenas ou continuaremos sendo participantes dessa dura realidade que os índios brasileiros vem sendo submetidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!! Obrigado por participar!!!!