quarta-feira, 26 de setembro de 2012

1º e 2º anos do EMI

Caros alunos dos 1ºs e 2ºs anos trabalho será gerador fundamental deste nosso semestre.

A nota do semestre será composta de duas partes

1ª parte da nota
Realização de um paper (resumo dissertativo - estilo redação) de no minimo 2 e no máximo 4 páginas sobre o vídeo do professor Ricardo Antunes, trata-se de um dos maiores pensadores no ramo da sociologia mundial, um brasileiro, e um patriota fundamentalmente.
Todas as turmas de 1º ano e 2º ano devem assistir ao vídeo e realizar em trio (só três alunos, podem ser 2 ou individual e não em 4 alunos) o trabalho recomendado.
ENTREGA: Semana do dia 9 de outubro de 2012.
Mínimo de páginas 2 máximo 4 se digitadas. se manuscrito aumente em uma página.


Neste programa o professor fala de vários assuntos fundamentais para nossa sociedade, os que não conhecerem os temas que trata podem e devem realizar pesquisas extras.
Fundamente seus trabalhos no tema TRABALHO, na sociedade contemporânea. 
Para ter uma maior compreensão do trabalho de Ricardo Antunes sugiro a obra Adeus ao trabalho. 

Há resenha deste livro em:
http://www.oolhodahistoria.ufba.br/o2rosa.html
http://www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista/3_Resenhas_Notas.pdf
http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/2959727


OBS. Qualquer plágio a nota será zero, dois trabalho iguais nota zero também. Os alunos que já conhecem a minha metodologia de trabalho também sabem como tenho a perspicácia em reconhecer plágios, e cópias da internet.




Segunda parte da nota (outros 5 pontos): Prova escrita em data a ser agendada com matéria divulgada posteriormente)

Espero que possam surgir boas reflexões

Atenciosamente,
Prof. Juliana Castilho

2 comentários:

  1. Professora... a senhora vai explicar mais sobre esse trabalho em sala de aula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, todos os alunos devem assistir o vídeo se forem realizar o trabalho em grupo eleger um dos temas que o professor Ricardo Antunes trata e desenvolver um Paper, que seria um resumo comentado sobre a situação do trabalho, no Brasil ou no mundo, como cando os pensamentos do autor sobre o que significa trabalhar, sobre o trabalho no capitalismo, sobre como se estabelecem as relações de trabalho, etc etc etc. Vocês podem também acessar outras páginas, por exemplo, a Europa se encontra em crise de emprego (e desemprego) causada por causa de problemas inseridos no modo de vida capitalista. Sabemos que grandes manifestações ocorrem atualmente na Espanha, Portugal e França por causa do desemprego, que ocorre em grande parte com jovens entre 18 e 30 anos, você pode acessar o you tube e procurar vídeos e reportagens que falem do sistema capitalista e relatem a situação. Sites como http://www.facebook.com/precariosinflexiveis?sk=wall e http://www.youtube.com/user/precariosinflexiveis/feed são mantidas por grupos que lutam contra a precariedade das relações de trabalho e emprego... Boa caminhada nesta jornada, se precisar estamos aí

      Excluir

Deixe seu comentário!!! Obrigado por participar!!!!