quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Religião e Discriminação no Brasil

Religião e Discriminação no Brasil

Segundo a Constituição Brasileira, no Art. 5º, inciso VI - É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias ,e a aceitação dos diferentes tipos de religião existente no mundo e na sociedade.
O Código Penal Brasileiro, Art. 208 afirma: Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa. Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

Neste sentido neste semestre o trabalho antropológico focará a percepção dos alunos sobre o outro antropológico no que tange a diferença eligiosa do Brasil.
A intensão é desenvolver a capacidade de percepção do outro suas crenças e valores de maneira relativisada.

Relativismo Cultural permite ao observador ter uma visão objetiva das culturas, cujos padrões e valores são tidos como próprios e convenientes aos seus integrantes, tendo alguns princípios humanitários: Direito a autonomia tribal (direito de possuir e fazer desenvolver a própria cultura, sem interferência externa), valores culturais (forma de pensar e agir de grupos diferentes devem merecer respeito), etnocentrismo (considera que o modo de vida bom para um grupo pode não servir para outro).

ATIVIDADE PROPOSTA

Cada Grupo de alunos deve escolher um tema que  seja o mais distante de sua realidade religiosa atual para realizar a pesquisa e buscar um representante para realizar uma entrevista.
A pesquisa deve ser escrita e apresentada, bem como a entrevista.
Para a Entrevista não é necessário entrevistar pessoalmente o entrevistado, podem ser usados meios midiáticos para fazê-lo, sugere-se que se busquem os representantes em seus meios de convívio: Família, Escola, trabalho dos pais, amigos.

Deve-se fazer um modelo de questionário que guiará o processo.
Sobre temas que podem ser abordados sugere-se pesquisar em :
Antropologia da Religião: https://pt.wikipedia.org/wiki/Antropologia_da_religi%C3%A3o
 No item: Práticas e crenças religiosas específicas

Onde vocês encontrarão definições das principais práticas religiosas. Deve se lembrar de jamais tentar impor o seu ponto de vista ao interlocutor e sempre colocar as perguntas e questionamentos no ambito do conhecimento ciêntifico, tentando entender o outro por sí mesmo e suas práticas como natuais devido seu meio.

Quanto as Religiões selecionadas pelos grupos colocarei abaixo alguns links que consegui encontrar sobre os temas que podem ser mais confiáveis a pesquisa:

UMBANDA - https://pt.wikipedia.org/wiki/Umbanda   OU   http://www.girasdeumbanda.com.br/ OU http://www.genuinaumbanda.com.br/ OU http://www.umbandaead.com.br/cursos

ESPIRITISMO
http://centroespiritapalmas.blogspot.com.br/ ou www.ocentroespirita.com/  ou   https://www.youtube.com/watch?v=v0mFdmmycmA OU
www.concafras.com/  OU http://www.tvmundialdeespiritismo.com/index.jsf ou

VALE DO AMANHECER
www.valedoamanhecer.com ou  www.valedoamanhecer.org.br/    ou  https://pt-br.facebook.com/public/Vale-Do-Amanhecer-Palmas-TO  
 ou http://valedoamanhecerparaiso.blogspot.com.br/2013/06/iniciacao-palmas-to.html

UNIÃO DO VEGETAL
www.uniaodovegetal.org.br/  ou  https://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_do_Vegetal   OU http://blog.udv.org.br/

SECHO-NO-IE
 http://www.sni.org.br/  OU  https://www.youtube.com/user/SeichoNoIeBrasil   ou https://pt-br.facebook.com/snibrasil